Canal da semana: Marcos Castro (@marcoscastro)

27
jul
2012

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site


Raphael Ferreira

 
Acho muito pouco provável que você não conheça Marcos Castro ou que não tenha assistido pelo menos UM dos videos dele, até porque, até o momento já são 80 videos, sendo a grande maioria postada amplamente por diversos blogs, sejam eles pequenos, médios e grandes.
 
Se você não conhece ele (em que planeja você vive, cara?), vou te dar um resumo básico: Marcos Castro é comediante, mestre em Matemática pela UFRJ, vlogueiro e até músico. Conquistou espaço na comédia stand-up em 2007, participando do “Mico Aberto” durantes apresentações do grupo “Comédia em Pé”. Fundou o “Sindicato da Comédia” que realizou 2 temporadas de sucesso na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

Um ano depois de iniciar no stand-up, participou do “Domingão do Faustão” no concurso de humoristas “Quem Chega Lá”, sendo o único a se classificar no seu dia (sim, foi um dia com público dificil) e acabou sendo destaque na emissora e também no portal globo.com. (Você pode ver suas 3 participações aqui: #1, #2 e #3)
 

 
Na televisão Marcos Castro também participou do Programa do Jô (veja aqui), Tudo É Possível, A Praça É Nossa (veja aqui), 1 contra 100, CQC (veja aqui), Agora é Tarde, além de partipações nos canais People+Arts e Comedy Central (veja aqui).
 
Na criação de videos, seu primeiro foi em 2007, uma paródia com a música tema de Jaspion, chamada “coma um boi” (veja aqui), mas em 2011 começou a produzir videos onde “botava a cara” mesmo, alternando entre videos sobre o cotidiano (com assuntos predominantemente nerds) e paródias musicais junto com seu irmão Matheus Castro. Seus videos sempre tiveram grande destaque na internet (sendo publicados em grandes blogs como Jacaré Banguela e Sedentário & Hiperativo) e também fora dela, sendo inclusive destaque em revistas como Época e Megazine.
 
Seu primeiro video feito para a internet foi uma esquete chamada “O pior professor do mundo”, com Mauricio Meirelles (@maumeirelles) e Fabricio “Vinheteiro” (@vinheteiro). Marcos Castro não aparece no video, mas cuidou do roteiro e da montagem (publicado em 08/08/2010):
 

 
O primeiro em que realmente aparece e começa a brincadeira toda de produzir conteúdo “natural” pra internet, foi com o nome óbvio, “VLOG – 01 – O primeiro” (publicado em 19/04/2011):
 

 
De lá pra cá não parou mais. O vlog está (até a criação desse post) no episódio 34. O projeto paralelo “Um joystick, um violão” (que faz em parceria com o irmão Matheus Castro) está com 11 edições, além da publicação de alguns videos avulsos.
 
Conheci o Marcos Castro pessoalmente em Fortaleza, no evento “Desencontro”. Claro, não virei amigão do cara, mas o conheci, cumprimentei e conversamos por alguns minutos. Não tinha nem como ir além disso, o cara tava sendo bastante assediado pelo público presente. O que eu posso dizer é que ele é um cara super tranquilo, naturalmente engraçado, gozador e super atencioso. Tirou foto, deu autógrafos e conversou com todo mundo. Depois do “Desencontro”, tive a oportunidade de vê-lo de novo no “Curitiba Social Media” (aqui em Curitiba, óbvio!), onde ele foi igualmente atencioso comigo e com todo mundo, e o encontrei pela terceira vez no “YouPix” em São Paulo, que nem deu pra falar com ele, porque daí tinha gente demais em cima dele.
 
Resumindo, o que eu posso dizer é que Marcos Castro é um desses caras que merecem todo o sucesso e admiração que conquistam, porque além de ter um trabalho totalmente autoral, no dia-a-dia é atencioso com os fãs (na internet e pessoalmente) e não deixou o sucesso subir a cabeça.
 
Bom, esse post já está grande demais, né? Então, pra fechar, recomendo fortemente que você siga o Marcos Castro no twitter (@marcoscastro) e que se inscreva no canal dele do YouTube (youtube.com/marcoscct. Agora, pra fechar com chave de ouro, selecionei 5 dos videos dele que eu mais gostei. Confira:
 

PIADAS RUINS #1

Já teve outras 3 edições: #2, #3 e #4.

 

CANTADAS RUINS #1 (com @lucianadaulizio)

Já teve outras 2 edições: #2 e #3, além da edição só com cantadas nerds.

 

VLOG – 07 – VIDEOGAME

 

VLOG – 28 – MARIO x SONIC (com @brunomotta)

 

UM JOYSTICK, UM VIOLÃO – 01 – AQUARELA (com @MatheusCastro)

Veja outros videos de “Um joystick, um violão” clicando aqui.

 
Espero que tenham gostado desse novo “quadro” aqui do blog. A partir de agora, toda sexta-feira recomendaremos um canal do youtube e falaremos mais sobre seu criador. Deixe suas recomendações e pedidos nos comentários. Gostou do post? Clique em “curtir” e “tweet” aí embaixo pra que seus amigos também vejam. ;)

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site



Participe! Deixe seu comentário abaixo: