Conheça os “Pelés” dos outros esportes

08
jun
2012

Autor: Luan Ferre

Facebook | YouTube | Site


Luan Ferre

 
Quando vamos nos referir a um esportista que é o melhor no que faz, costumamos dizer que ele e o “Pelé” do esporte. Essa menção ao melhor jogador  de futebol da história é muito conhecida com o Pelé do basquetebol Michael Jordan, o Pelé do golf Tiger Woods…e os outros esportes? Quais foram os, considerados pela maioria, “Pelés” na história dos esportes?
 
Abaixo, uma lista com os maiores esportistas em suas modalidades:

 

BEISEBOL – Babe Ruth
 

 
George Herman Ruth Jr, ou simplesmente Babe Ruth, é considerado o melhor jogador de baseball da história. Atuou na liga profissional entre 1914 e 1935, por 22 temporadas. “The Bambino”, como era conhecido, foi um rebatedor brilhante, com recorde de home runs (714) e número de rebatidas (2.217). Fez história no time do New York Yankees na década de 20 e se aposentou em 1935, jogando pelo Boston Braves. Foi 7 vezes campeão da World Series e indicado ao hall da fama do baseball em 1936. Morreu por complicações de um câncer, em 1948.
 
Outros grandes jogadores: Lou Gehrig, Willie Mays, Ty Cobb, Walter Johnson.
 

FUTEBOL AMERICANO – Joe Montana
 

 
Joseph Clifford Montana Jr., foi um quarterback americano que fez história nos anos 80 na liga de futebol americana (NFL). Conhecido pela calma com que idealizava suas jogadas e pela tranquilidade mesmo quando recebia pressão no “pocket”, foi 4 vezes campeão do Super Bowl, sendo por 3 vezes considerado o jogador mais valioso da liga (MVP).  Além desses prêmios, tem a incrível marca de liderar o time por 31 vezes a uma vitória por virada no último quarto. Foi responsável pelo lançamento de uma das maiores jogadas da história da liga, com um touchdown nos últimos minutos no jogo final da conferência nacional em 1982, jogada esse que ficou conhecida como “The Catch”. Hoje, vive na Califórnia, onde cria cavalos e produz vinhos.
 
Outros grandes jogadores: Jerry Rice, Jim Brown, Lawrence Taylor, Peyton Manning, Dan Marino.
 

HÓQUEI – Wayne Gretzky
 

 
Wayne Douglas Gretzky, foi um jogador de hockey canadense, que atuou durante 20 anos na liga profissional de hockey americana, levando seu time a vitória da Stanley Cup em quatro oportunidades.  Apelidado de “The Great One”, o camisa 99 foi o maior pontuador da história da liga americana (NHL), sendo o único a ultrapassar a marca dos 200 pontos em uma temporada, sendo que em 16 das temporadas disputadas converteu mais de 100 pontos. Quando se aposentou, mantinha 40 recordes de temporada regular e 15 recordes de playoffs. Foi por 9 vezes considerado o melhor jogador da liga e artilheiro em 10 temporadas. Tornou-se treinador e diretor executivo do time canadense de hockey.
 
Outros grande jogadores: Bobby Orr, Mario Lemieux, Gordie Howe, Maurice Richard.
 

VOLEIBOL – Karch Kiraly
 

 
Charles Frederick Kiraly, foi um jogador de voleibol americano, vencedor de 3 medalhas de ouro olímpicas, sendo duas na quadra (1984 e 1988) e uma na praia (1996). Atuou no voleibol italiano, sendo campeão mundial de clubes pelo Messagero em 1991, além de ser campeão mundial pela seleção americana também em 1986. O ponta de 1,88, era muito versátil e técnico, mesmo quando sofria bloqueios altos e marcação individual. Aposentou-se das quadras no início dos anos 90, migrando para o vôlei de praia, aposentando-se em definitivo após a medalha olímpica em 1996. Em 2001, entrou para o hall da fama do vôlei. Atualmente, se dedica a parte técnica do vôlei, com livros sobre tática e treinamentos.
 
Outros grande jogadores: Lorenzo Bernardi, Michael O’Hara, Mike Bright, Dusty Dvorak.
 

RUGBY – Gareth Edwards
 

 
Gareth Owen Edwards, foi um jogador galês de rugby da década de 70. Era um jogador com habilidades incríveis de corrida, passe, chutes e leitura de jogo. Em 1973, em um jogo contra a seleção neozelandesa, os All Blacks, Edwards converteu um ponto que ficou conhecido como “That Try” (Aquele Ponto), considerado o maior try da história do rugby. Aposentou-se em 1978, sendo posteriormente apresentador de um quis show e hoje é comentarista de jogos de rugby pela BBC.
 
Outros grandes jogadores: Brian O’Driscoll, David Campese, Jonah Lomu, Serge Blanco.
 

HANDEBOL – Ivano Balic
 

 
Ivano Balic é um jogador croata, campeão olímpico em Atenas 2004 e campeão mundial em 2003. Foi considerado por 6 vezes o melhor jogador do mundo e melhor esportista croata em uma oportunidade. Muito veloz e versátil, principalmente em suas finalizações a gol, foi eleito melhor jogador da história pelos fãs em votação organizada pela Federação Internacional de Handball. Atualmente, atua no RK Zagreb, time 19 vezes campeão dos últimos 21 campeonatos nacionais.
 
Outros grandes jogadores: Jackson Richardson, Pascal Hens, Bertrand Guille, Nikola Karabatic.

Autor: Luan Ferre

Facebook | YouTube | Site



Participe! Deixe seu comentário abaixo: