Falando do futuro: ENEM e Vestibular

18
out
2011

Autor: Alex Silva

Facebook | Twitter


Alex Silva

Olá pentelhos, como estão todos? Estou bem obrigado, e erradicando esse monólogo supérfluo. Só para refrescar a memória, o Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente ENEM, é nessa semana e você deve ficar por dentro dos detalhes como data e hora exata: 22 e 23 de Outubro, portões abrindo às 12h e fechando às 13h (horário de Brasília), respectivamente. Vale lembrar que o Horário de Verão já começou (no dia 16 desse mês), então se na sua cidade esse horário não se aplicará sugiro que ponha seu relógio de acordo com o novo horário. Os baianos (como eu) não precisarão se preocupar, pois o estado será incluído no Horário de Verão já nesse ano.
 
O exame federal possui suas questões a nível fechado, e isso não vem a ser uma novidade, mas será que você está se preparando para a REDAÇÃO? Sugiro que abra os olhos. O objetivo dessa postagem é exatamente dizer quais são os temas que estão sendo repercutidos em todo o país e mostrar uma forma de como você se aprofundar neles; pontos fortes. Ao todo são oito temas.
 

 
# O primeiro tema é sobre ‘Homofobia e direitos dos homossexuais’: a dica que eu daria para você seria para se focar na “decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais”, além de crimes e agressões por conta da homofobia. Até que as novelas da Rede Globo valeu de alguma coisa. HSUASHUAHU

 
# ‘Criminalidade e agressão dos jovens’: lembram da tragédia que ocorreu em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro? Vou refrescar sua memória… Um jovem entrou numa escola e atirou em 12 crianças do período matutino (lembro de chegar do colégio é ver a notícia). Pesquise sobre o ocorrido, veja matérias jornalísticas sobre o mesmo para entender melhor o que houve – mas não significa que a Redação será voltada ao acontecido, mas a esse ‘ismo’, ou, modo de ser e agir.
 

 
# “Marchas e manifestações públicas”: para quem usa o Facebook há tempo, deve ter presenciado o manifesto, “Churrascão da Gente Diferenciada”, na própria Rede Social, com o objetivo de impedir a mudança de local de um metrô, em São Paulo. Quer outro ponto para se basear, na hora da redação? Lá vai: qual o período em que houve mais manifestações públicas e repressões? Acertou quem disse “ditadura militar”.
 

 
# ‘Código Florestal’: sobre este não sei muito, apenas posso dizer que o deputado José Viana defende a remuneração daqueles que ajudam a preservar ‘áreas verdes’. Leia o artigo do Código Florestal – CF – de número 225 e ficará mais por dentro do assunto que o deputado vem defendendo.
 

 
# ‘Questões comportamentais’: esse tema eu adorei; lembram que há um mês, mais ou menos, postei algo sobre a década de 70 e 80? Pois, é bom analisar o padrão de vida daquela época e desenvolver perguntas… “Como eles namoravam?”, “O beijo era algo que acontecia tão rápido quanto hoje?”, “Pegar na mão era permitido?”, siga esse caminho.
 

 
# ‘Redes Sociais’: ver se não escreve algo como “é algo da hora”, por favor. Não tenho muito que dizer, na verdade não tenho nada. Mas pode ser abordado o fato da relação virtual de jovens na rede, como anda sendo utilizada essas Redes Sociais, entendem? Próximo tema!
 
# ‘Intervenção do Estado em hábitos culturais’: surgiu a polêmica na Espanha, ou França, infelizmente não me recordo bem, de que o véu das noivas não poderiam ser mais usados em seus casamentos. Será que o Estado teria o poder para interferir em algo tão cultural dessa forma?
 

 
# ‘Intervenção internacional’: acredito que seja mais sobre países com ‘mais poder’ interferir de forma ‘não autorizada’ em nações menores. Como proibir algo num país mesmo que não tenha nenhuma ligação com o mesmo. Não sei muito sobre esse tema, então não postarei coisas incertas.
 
Esses temas estão sendo especulados por toda a Rede. Minha professora de Redação já está trabalhando com estes na sala de aula (ela é competente, fazer o quê?! :P ). Os temas foram retirados, especificamente, do link http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/06/03/832836/8-temas-podem-cair-na-redaco-do-enem.html, do site Universia. Um ponto citado por minha professora de Redação (Sandra), é que o ENEM em suas redações sempre aborda temas que tem haver com o Brasil, porém esse ano pode cair algo relacionado ao ‘lado de fora’ (internacional), por isso seria bom se você prestasse atenção em assuntos de fora, também, que englobem esses oito temas descritos.

Autor: Alex Silva

Facebook | Twitter



Participe! Deixe seu comentário abaixo: