Fotos e história de Paris entre 1940 e 1950

24
jul
2012

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site


Raphael Ferreira

Historicamente, Paris não foi escolhida como a capital francesa a toa. Paris era só mais uma cidade da Gália (território que pertencia ao Império Romano), até a Gália ser conquistada pelos Francos, daí tudo começou a mudar.
 
Paris foi então escolhida como a nova capital do Rei Clóvis I, devido a sua posição privilegiada, centro de uma região fértil, cruzada por grandes rotas comerciais, o que fez dela a mais rica e populosa cidade europeia durante séculos. Com a vinda do Renascimento e o estabelecimento definitivo de Paris como sede do poder real, Paris então se tornou referência nas artes, literatura, música e arquitetura.
 


 
Com as manifestações da Revolução Francesa, Paris se afundou em problemas sociais e sendo berço de revoltas populares. Somente a partir de meados do século XIX que a Paris medieval se modernizou, transformando em uma Paris com esgoto tratado, parques públicos e largas avenidas (como se conhece hoje), voltando a ser referência européia, tornando-se um centro de cultura, ciência, e moda, o que foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
 
Apesar da vitória na guerra, as décadas seguintes trouxeram consigo instabilidade econômica e política até que 1940, foi tomada por tropas alemãs, no que se tornara Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
 
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Paris retomou sua liberdade, mas jamais voltaria a ter a força e a importância que tinha. Paris continua sua tradição de grandes demonstrações públicas, tanto pacíficas como violentas, mas não é mais potência de outrora. Hoje, quase que se resume a ser um cartão postal, uma das cidades mais procuradas por turistas.
 
O periodo de 1940-1950 foi de “reconstrução” na capital francesa. Enquanto pessoas se uniam para reerguer o que sobrou da cidade, muitas pessoas retornavam de seus regúgios tentando recomeçar a sua vida como podiam. Também virou o destino de muitos imigrantes que, sabendo do potencial histórico e econômico da região, viam naquela “reconstrução” uma oportunidade. Veja algumas fotos desse periodo:
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site


1 2 3 4

Participe! Deixe seu comentário abaixo: