Ontem e hoje: a trilogia “De volta para o futuro”

11
dez
2012

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site


Raphael Ferreira

“De volta para o futuro” (“Back to the Future”, no original) foi uma trilogia americana de enorme sucesso nos cinemas por todo o planeta. O primeiro filme foi lançado em 1985, a parte II foi lançada em 1989 e a parte III foi lançada em 1990.
 
Enredo: O filme conta a história de Marty McFly, um adolescente que acidentalmente volta no tempo de 1985 para 1955. Ele conhece seus “futuros pais” no colégio e acidentalmente faz sua futura mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e, com a ajuda do Dr. Emmett Brown, encontrar um modo de voltar para 1985.
 
*** Mais informações no final do post.
 


(teaser legendado do blu-ray da trilogia)

 
Veja como estão os atores dos filmes hoje em dia:
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Robert Zemeckis e Bob Gale tiveram a idéia original do roteiro do primeiro filme depois de uma conversa onde Gale questionava se teria ficado amigo de seus pais se tivesse estudado com eles no colégio.
 
Vários estúdios recusaram o roteiro até o sucesso financeiro de “Romancing the Stone”, filme dirigido por Zemeckis, com o projeto sendo pego pela Universal Pictures, tendo Steven Spielberg como produtor executivo. O ator Eric Stoltz foi originalmente contratado para interpretar Marty McFly quando Michael J. Fox estava ocupado filmando a série de TV “Family Ties”, entretanto, durante as filmagens, Stoltz e os cineastas concordaram que ele foi a escolha errada, então Fox recebeu uma nova proposta e ele conseguiu trabalhar em uma agenda que permitia se comprometer aos dois projetos; a mudança no elenco fez a equipe correr com as refilmagens e com a pós-produção para completar o filme a tempo de sua estréia, no dia 3 de julho de 1985.
 
Quando lançado, “De volta para o futuro” se tornou o filme de maior sucesso do ano, arrecadando mais de 380 milhões de dólares em bilheteria e recebendo aclamação da crítica. Venceu o “Hugo Award” de “Melhor Apresentação Dramática” e o “Saturn Award” de “Melhor Filme de Ficção Científica”, como também indicações ao “Oscar”, ao “Golden Globe” e outros prêmios.
 
Em 2007, a Biblioteca do Congresso americano selecionou o filme para preservação no “National Film Registry”, e em junho de 2008 a “American Film Institute” o reconheceu como o 10º melhor filme de ficção científica americano. O filme marcou o início de uma franquia, com as sequências “De volta para o futuro – Parte II” e “De volta para o futuro – Parte III” sendo lançadas em 1989 e 1990 respectivamente, como também uma série de desenhos, um brinquedo de parque de diversões e vários jogos eletrônicos.
 
* Atendendo aos pedidos de Denis Aranha, Marco Antonio Santos Silva, Jéssica Marinho, Marcos Cláudio Teixeira, Mariana Moreira, Ana Flávia Guimarães, Jair Bastos e Glauber Bahia.
 
Se você também quer pedir um “ontem e hoje” de alguma série ou filme (de preferencia com + de 5 ou 10 anos, porque o legal é quando estão bem diferentes de uma foto pra outra, né?), use o formulário de contato, lembrando que agora postaremos PELO MENOS um “ontem e hoje” por semana. =)

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site



Participe! Deixe seu comentário abaixo: