Ontem e hoje: elenco da série “Esquadrão Classe A”

04
dez
2012

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site


Raphael Ferreira

“Esquadrão Classe A” (“The A-Team”, nos EUA e “Soldados da Fortuna” em Portugal) foi uma série americana de aventura transmitida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987. Foram 98 episódios divididos entre 5 temporadas.
 
No Brasil, a série foi exibida nas sextas a noite no SBT entre 1984 e 1986, sendo uma das séries mais populares da década de 1980. Também foi exibida nas tardes da “Sessão Aventura” na Rede Globo entre 1991 e 1992. Recentemente era exibida no TCM (canal da tv por assinatura), mas não sei dizer se ainda é exibido.
 
Enredo: No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John “Hannibal” Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte desses superiores na base no Vietnã, eles não podem provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios de Los Angeles, ganhando a vida como mercenários.
Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica e se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.
 


(abertura original em ingles. infelizmente não encontrei em portugues)

 
Conheça os personagens e veja como estão os atores da série hoje em dia:
 

B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.
 

John “Hannibal” Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele “faz isso pelo Jazz” (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase “adoro quando um plano dá certo”.
 

Murdock é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Sempre consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento “B.A. Baracus” com seu cão imaginário.
 

Templeton “Cara-de-pau” é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando emprestado é para figurar na gravação de um filme.
 
Em 2010 foi feito um filme baseado na série, tendo no elenco: Liam Neeson (John “Hannibal” Smith), Bradley Cooper (Templeton “Cara-de-pau”), Sharlto Copley (Murdock) e o lutador Quinton “Rampage” Jackson (B.A. Baracus). Abaixo a imagem dos dois elencos, da série original e do filme:
 

 
* Atendendo aos pedidos de Luigi Doria, David Mota e Carolina França.
 
Se você também quer pedir um “ontem e hoje” de alguma série ou filme (de preferencia com + de 5 ou 10 anos, porque o legal é quando estão bem diferentes de uma foto pra outra, né?), use o formulário de contato, lembrando que agora postaremos PELO MENOS um “ontem e hoje” por semana. =)

Autor: Raphael Ferreira

Facebook | Twitter | Site



Participe! Deixe seu comentário abaixo: